A importância do certificado HTTPS e SSL

Benefícios de SEO

Até o final de 2017, provavelmente teríamos sugerido de não se preocupar com SSL. Mas os tempos mudaram e agora é uma boa ideia que TODAS as empresas protejam os seus sites com HTTPS… mesmo quando o seu site não é uma plataforma de comércio eletrónico.

Vamos falar no que exatamente é o HTTPS e como é que pode implementar o HTTPS no seu site.

O que é HTTPS?

Em poucas palavras: se ver um ícone pequeno de cadeado na barra de endereços do seu navegador, está a visitar um site seguro. Isso significa que os dados que envia ou que recebe desse site estão encriptados ou protegidos.

Um site não seguro tem o seu endereço URL a começar com “http”, enquanto que um site seguro começa com “https” – o “s” significa “seguro”. No passado, isso era necessário se o seu site fosse uma plataforma de comércio eletrônico com um carrinho de compras on-line e base de dados de cartões de crédito e dados pessoais dos seus clientes. Mas agora, mesmo que o seu site seja principalmente informativo, é recomendável usar HTTPS.

Principais razões pelas quais o seu site precisa de HTTPS

Manter a geração de contactos.

A partir de Julho de 2018, o navegador Google Chrome mostra um erro “não seguroem qualquer site que não use o protocolo HTTPS – independentemente do utilizador utilizar os formulários ou não. Portanto, se utiliza o seu site para a geração de leads e consultas de vendas, é necessário usar o protocolo HTTPS para que os utilizadores não hesitem e abandonem o site devido a avisos “não seguros”.

Melhorar a sua classificação nos motores de pesquisa.

A Google anunciou que o HTTPS é um fator de classificação no seu algoritmo de pesquisa. Basta fazer qualquer tipo de pesquisa no Google e vai verificar que todos ou quase todos os resultados da primeira página começam com um URL HTTPS. O Google também indicou que um site HTTPS pode servir como um empate entre dois sites que oferecem informações semelhantes.

Todos os sites já têm HTTPS.

Talvez o motivo mais importante para ter um certificado HTTPS é a perceção. Vivemos num mundo onde os hackers e as violações de dados são eventos bastante frequentes e as pessoas estão preocupadas com a sua privacidade e a segurança online. Embora o seu site não esteja a recolher informações confidenciais, o fato de possuir um site HTTPS e os utilizadores conseguirem ver o pequeno ícone de cadeado no navegador, oferece uma sensação de segurança, que se traduz em confiança na sua empresa.

Como instalar o HTTPS no seu site?

Há boas e más notícias. A boa notícia é que não é muito caro ou difícil converter seu site para HTTPS. A má notícia é que não é suficiente pressionar um único botão.

Existem 4 etapas:

Vai precisar de adquirir um certificado SSL (Secure Socket Layer). Um certificado “SSL positivo” (também conhecido como SSL de Validação de domínio) é uma opção suficiente para a maioria dos sites e é possível obtê-lo por um preço muito acessível. Contacte-nos para mais informações.

A segunda etapa é configurar e instalar o certificado SSL no seu servidor web. É claro que pode fazer isso sozinho, mas nós não recomendamos que tente. Nós oferecemos o serviço de instalação e de configuração de certificado SSL para os nossos clientes, deixe a nossa equipa profissional fazer isso por si.

Após a instalação do seu certificado SSL, vai precisar de verificar todas as páginas do seu site e encontrar os erros de “conteúdo misto”. Um erro de conteúdo misto ocorre quando uma página faz referência a elementos não HTTPS, como imagens ou vídeos. Às vezes, são fáceis de verificar e corrigir, em outros casos, são um pouco mais complicados. Como parte de nosso serviço de instalação SSL, podemos ajudá-lo a converter o seu site para HTTPS e remover todos os erros de “conteúdo misto”.

A última etapa é notificar a Google de que converteu o seu site para HTTPS para que eles possam indexá-lo novamente na sua base de dados de pesquisa. Não fique a espera que a Google rastreie o seu site. Seja proativo e notifique a Google pelo Google Search Console e atualize as configurações no Google Analytics.

Observação: Uma coisa a ter em atenção é a volatilidade nos seus rankings de pesquisa depois de mudar o site para HTTPS. Durante um período curto, alguns dos seus rankings podem cair temporariamente ou desaparecer completamente. Isto é normal. No entanto, depois que a Google indexa novamente o seu site, os seus rankings de pesquisa retornem aos níveis anteriores ou melhor.

E é isso. Mover o seu site para HTTPS não é uma tarefa difícil, se você souber o que fazer. E para um investimento relativamente pequeno, o ROI pode ser significativo.